Carga Horária Prevista

40 horas

Média de horas calculada com base nos alunos que já terminaram o curso .

Preço Pacote Turma

29.800,00MT

Preço total do curso. Não existe qualquer valor de inscrição ou mensalidade. Todos os cursos são isentos de IVA.

Início de acordo o calendário com 7 a 14 Estudantes

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Preço Pacote VIP

34.000,00MT

Início imediato após a inscrição com 1 a 2 Estudantes

Consulta Horário

Preço Pacote Grupo

24.000,00MT

Início imediato após a inscrição com 5 a 10 Estudantes

Consulta Horário

Informações Rápida

Tipo de curso - Presencial / Online
Nível - Iniciante
Duração - 40 Dias
Certificado - Sim
Por Semana - 5h:30 Min
Actualizado - 02-10-2015

Vantagens deste curso
BOLSA DE ESTÁGIOS
Aceda ao mercado trabalho com ShanyCursos

BOLSA DE EMPREGO
Acesso à nossa Bolsa de Emprego GRÁTIS

CASOS PRÁTICOS
Preparamos simulando situações reais

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Objectivos

O curso UML - Projetos de Sistemas Orientados a Objetos aborda todo o processo de desenvolvimento de softwares com uso da linguagem UML (Unified Modeling Language). Os alunos são apresentados aos conceitos essenciais de modelagem de sistemas da versão 2.4 da linguagem e aprendem a aplicá-los para visualizar projetos e a comunicação entre objetos.

A quem se destina

Para o melhor aproveitamento do curso básico de UML, é imprescindível ter participado de cursos básicos de Informática e conhecer sua terminologia.


Duração do curso
   
 O curso não tem uma duração fixa em número de horas. Segundo a metodologia de ensino utilizada na ShanyCursos, os alunos podem frequentar o curso até terminarem todos os módulos do programa.

Horários e datas flexíveis

    Defina o seu horário e comece o curso quando quiser! A nossa metodologia de ensino permite um agendamento flexível de aulas. Escolha os dias e horas que deseja para frequentar os cursos.


Formas e condições de pagamento

    O pagamento pode ser feito através de transferência bancária, cheque, dinheiro ou multibanco. Consulte a nossa tabela de descontos para mais informações ou contacte-nos.


Ainda tem dúvidas? Consulte a nossa página de perguntas frequentes
Introdução à UML
        História do desenvolvimento de softwares.
        Definições necessárias para o entendimento da UML.
        Modelos orientados a objetos vs. Modelos estruturados: Vantagens e restrições da orientação a objetos.
        UML - Definição e história.
        Arquitetura da UML: Modelos estruturais ou estáticos; Modelos comportamentais ou dinâmicos.
        Definições de análise de requisitos.
        Definições de métricas de software.


Casos de Uso
        Introdução aos casos de uso.
        Definição de casos de uso.
        Definição de atores.
        Identificação de casos de uso e atores a partir da definição de requisitos: Identificação de casos de uso; Identificação de atores; Passo a passo para identificar casos de uso e atores.
        Notações: Casos de uso; Atores.
        Identificação das descrições de casos de uso.
        Modelo de descritivo de casos de uso: Especificação de caso de uso - visão macro; Especificação de caso de uso - visão detalhada.
    

Diagrama de Atividades
        Introdução ao diagrama de atividades.
        Aplicação do diagrama de atividades no processo de desenvolvimento de software: Regiões de expansão; Depósito de dados (datastore).
        Notação: Atividade; Transição; Decisões; Barra de sincronização - Thread simultânea, Thread condicional; Condição de guarda; Início do fluxo ou subfluxo; Fim do subfluxo; Fim do fluxo; Nota; Swimlanes ou raias de responsabilidades.
        Construção do diagrama de atividades.
        Acompanhamento do progresso do entendimento dos requisitos.
    

Diagrama de Classes
        Introdução ao diagrama de classes.
        Aplicação do diagrama de classes no processo de desenvolvimento de um software.
        Interações entre classes: Multiplicidade - Tipo de associação de multiplicidade, Situações específicas; Composição; Agregação; Herança; Dependência.
        Construção de diagramas de classes: Construção do diagrama de classes de negócio - Estudo de caso; Construção do diagrama de classes de implementação - Exemplo de diagrama de classes de implementação; Passo a passo para a construção do diagrama de classes.
        Especificação de diagramas de classes.
    

Diagrama de Comunicação
        Introdução ao diagrama de comunicação.
        Aplicação do diagrama de comunicação no processo de desenvolvimento de um software.
        Notação: Notação de objeto; Notação de chamadas ou mensagens - Notação de mensagens síncronas, Notação de mensagens de retorno, Notação de mensagens recursivas.
        Construção de diagramas de comunicação: Passo a passo.
    

Diagrama de Estados ou Máquina de Estados
        Introdução ao diagrama de estados ou máquina de estados: Estados; Evento; Transição.
        Aplicação do diagrama de estados ou máquina de estados no processo de desenvolvimento de um software.
        Notação: Estado simples; Estado com atividades internas; Estado inicial; Estado final; Estado composto; Região; Estado de história; Transição; Separação/Bifurcação; Decisão (choice); Junção (join); Estado de submáquinas; Transição reflexiva.
        Construção do diagrama de estados ou máquina de estados.
    

Diagrama de Componentes
        Introdução ao diagrama de componentes: Componentes; Tipos de componentes; Interfaces; Relacionamentos; Portas.
        Diferenças entre classes e componentes.
        Diferenças entre componentes e interfaces.
        Aplicação do diagrama de componentes no processo de desenvolvimento de um software.
        Notação: Componentes - Estereótipos; Interfaces; Relacionamentos.
        Dependência; Visões Caixa Preta e Caixa Branca.
        Construção do diagrama de componentes.
   

Diagrama de Estrutura Composta
        Introdução ao diagrama de estrutura composta: Colaborações; Portas; Ocorrência de colaboração.
        Aplicação do diagrama de estrutura composta no processo de desenvolvimento de um software.
        Notação: Notação de colaboração; Notação de ocorrência de colaboração; Notação de portas; Notação de conector; Notação de parte.
        Construção de diagramas de estrutura composta: Passo a passo.
    

Diagrama de Interação Geral
        Introdução ao diagrama de interação geral.
        Aplicação do diagrama de interação geral no processo de desenvolvimento de um software.
        Notação: Frame.
        Construção de diagramas de interação geral: Passo a passo.

    

Projetos de Desenvolvimento de Software
        Definição de projetos de desenvolvimento de software.
        Definição de processos de desenvolvimento de software: Pré-projeto ou planejamento de execução da proposta para o cliente; Análise funcional (visão detalhada); Arquitetura/design; Implementação; Testes e homologação; Implantação.
        Modelos de processos de desenvolvimento de software: Modelo de processo cascata; Modelo de processo iterativo e incremental; Modelo de processo ágil.
        Definição de artefatos para cada processo do projeto de desenvolvimento de software: Pré-projeto ou planejamento de execução da proposta para o cliente; Análise funcional; Arquitetura/design; Implementação; Testes; Homologação; Implantação.
        Gestão de projetos de desenvolvimento de software.
    

Diagramas de Casos de Uso
        Aplicação dos diagramas de casos de uso nos processos de desenvolvimento de software.
        Interações envolvendo casos de uso e atores: Notação - Associação, Dependência (Extensão), Dependência (Inclusão), Generalização / Especialização (herança).
        Fronteira do sistema: Notação.
        Construção de diagramas de casos de uso: Apresentar todos os casos de uso de um determinado ator; Apresentar um caso de uso e todas as suas interações; Apresentar todos os casos de uso a serem implementados em um determinado escopo; Passo a passo para o diagrama de casos de uso - Visão geral.
        Acompanhamento do progresso do entendimento dos requisitos.
   

Classes
        Introdução a classes.
        Diferença entre tabelas de banco de dados e classes.
        Notação de classe.
        Visibilidade: Visibilidade de classes; Visibilidade de atributos; Visibilidade de métodos.
        Identificação de classes: Passo a passo.
    

Diagrama de Sequência
        Introdução ao diagrama de sequência.
        Aplicação do diagrama de sequência no processo de desenvolvimento de um software.
        Notação: Notação de ator; Notação de classe - visão de negócio; Notação de classe - visão de implementação; Notação de linha de vida; Notação de tempo de atividade ou ativação; Notação de chamadas ou mensagens - Chamadas síncronas, Chamadas assíncronas, Chamadas recursivas, Chamadas de retorno, Notação de nota; Notação de estereótipos.
        Construção de diagramas de sequência: Construção do diagrama de sequência de negócio; Construção do diagrama de sequência de implementação; Passo a passo.
    

Diagrama de Objetos
        Introdução ao diagrama de objetos.
        Aplicação do diagrama de objetos no processo de desenvolvimento de um software.
        Notação: Notação de objeto.
        Construção do diagrama de objetos: Passo a passo.
    

Diagrama de Pacotes
        Introdução ao diagrama de pacotes: Pacotes; Tipos de pacotes; Relacionamento de dependência; Visibilidade.
        Aplicação do diagrama de pacotes no processo de desenvolvimento de um software.
        Notação: Notação de pacotes; Relacionamento de dependência - Exportação, Importação, Notação de visibilidade.
        Construção do diagrama de pacotes.
    

Diagrama de Implantação
        Introdução ao diagrama de implantação: Nós; Relacionamentos.
        Diferenças entre nós e componentes.
        Aplicação do diagrama de implantação no processo de desenvolvimento de um software.
        Notação: Notação de nó - Notação de estereótipos; Notação de relacionamentos.
        Construção do diagrama de implantação.
    

Diagrama de Tempo
        Introdução ao diagrama de tempo; Aplicação do diagrama de tempo no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Lifeline; Constraint de duração de tempo; Construção de diagramas de tempo; Passo-a-passo.
    

iagrama de Perfil
        Introdução ao diagrama de perfil.
        Aplicação do diagrama de perfil no processo de desenvolvimento de um software.
        Notação.
Certificação de Formação
Certificado de curso livre, disponível online ou Presencial, no próprio site ou Centro de formacao mediante a aprovação do aluno no curso.
Os comentários apresentados correspondem à transcrição de excertos de alguns dos questionários de avaliação preenchidos pelos formandos que concluiram o curso na ShanyCursos.
Aulas totalmente práticas, onde cada conceito, após uma breve explanação teórica, é executado e configurado, através de exemplos dirigidos e exercícios práticos, otimizando e reforçando o aprendizado.