Carga Horária Prevista

100 horas

Média de horas calculada com base nos alunos que já terminaram o curso .

Preço Pacote Turma

42.500,00MT

Preço total do curso. Não existe qualquer valor de inscrição ou mensalidade. Todos os cursos são isentos de IVA.

Início de acordo o calendário com 7 a 14 Estudantes

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Preço Pacote VIP

45.000,00MT

Início imediato após a inscrição com 1 a 2 Estudantes

Consulta Horário

Preço Pacote Grupo

39.000,00MT

Início imediato após a inscrição com 5 a 10 Estudantes

Consulta Horário

Informações Rápida

Tipo de curso - Presencial / Online
Nível - Iniciante
Duração - 100 Dias
Certificado - Sim
Por Semana - 5h:30 Min
Actualizado - 01-10-2015

Vantagens deste curso
BOLSA DE ESTÁGIOS
Aceda ao mercado trabalho com ShanyCursos

BOLSA DE EMPREGO
Acesso à nossa Bolsa de Emprego GRÁTIS

CASOS PRÁTICOS
Preparamos simulando situações reais

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Objectivos

O Curso de Maquete Eletrônica com 3D - Modelagem e Renderização integra as ferramentas AutoCAD 2014 e 3ds Max 2014, apresentando os conceitos básicos e focando na criação de modelos tridimensionais. Serão abordados, também, conceitos de materiais para maquete, iluminação artificial, aplicação do Sol, renderização com Mental Ray e criação de animações estilo Walkthrough.

A quem se destina

Para o melhor aproveitamento do curso de Maquete Eletrônica com 3D - Modelagem e Renderização, é imprescindível ter participado do curso de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico ou equivalente.

Duração do curso

O curso não tem uma duração fixa em número de horas. Segundo a metodologia de ensino utilizada na ShanyCursos, os alunos podem frequentar o curso até terminarem todos os módulos do programa.

Horários e datas flexíveis

Defina o seu horário e comece o curso quando quiser! A nossa metodologia de ensino permite um agendamento flexível de aulas. Escolha os dias e horas que deseja para frequentar os cursos.

Formas e condições de pagamento

O pagamento pode ser feito através de transferência bancária, cheque, dinheiro ou multibanco. Consulte a nossa tabela de descontos para mais informações ou contacte-nos.


Ainda tem dúvidas? Consulte a nossa página de perguntas frequentes
Conceitos Básicos de AutoCAD


O AutoCAD na Maquete Eletrônica.
Introdução ao AutoCAD: Interface; Compatibilidade de arquivos; Iniciando um arquivo em branco; Abrindo um documento existente; Salvando arquivos.
Criação de linhas: Comando Line.
Coordenadas: Desenhando com coordenadas relativas retangulares.
Status Toggles - Auxiliares de desenho: Ortho Mode - Plano Ortogonal; Polar tracking (Rastreamento polar); Object Snap (Snap de objeto) - Endpoint (Extremidade), Midpoint (Meio), Center (Centro), Quadrant (Quadrante), Intersection (Intersecção), Perpendicular, Tangent (Tangente); Object Snap Tracking; Dynamic Input.
Utilizando o mouse.
Unidades do sistema.
Principais ferramentas de desenho: Rectangle (Retângulo) - Criando retângulos aleatoriamente, Criando retângulos por meio das coordenadas relativas retangulares; Circle (Círculo) - Criando circunferências por meio do raio ou diâmetro, Círculos por 2 e 3 pontos, Círculo por tangências; Polylines (Polilinhas); Boundary (Limite) - Utilizando a Boundary para criar polilinhas; Spline (Linhas sinuosas).
Seleção de objetos: Opções do comando Select.
Modificadores: Move (Mover); Copy (Copiar); Offset (Deslocamento); Rotate (Rotacionar); Mirror (Espelhar); Trim (Aparar); Extend (Estender); Fillet (Arredondar).
Comandos úteis: Measure (Medir) - Distance (Distância), Radius (Raio), Angle (Ângulo), Area (Área); Copy Clip (Copiar); Paste (Colar); Cut (Recortar); Match Properties (Propriedades iguais).
Conhecendo as layers: Criando uma nova layer.
Conhecendo as propriedades: Color; Linetype - Alterando o fator de escala das linhas; Lineweight; Quick Properties (Propriedades rápidas).


Conceitos Básicos de Modelagem 3D


Histórico de C.G. e maquete eletrônica: Fases do desenvolvimento da maquete eletrônica.
Conceitos de modelagem: Modelagem de cenas internas, externas e objetos de decoração.
Programas utilizados na modelagem 3D: Aspectos básicos dos programas.



Modelagem Básica 1 - Área Interna


Modelagem das paredes: Importando objetos para as paredes e aplicando extrusão; Construindo o prolongamento das paredes do lavabo; Inserindo aberturas de portas e caixilhos - Utilizando o composto ProBoolean para as aberturas.
Construção da laje baldrame.
Modelagem poligonal do telhado: Construindo a laje do lavabo.



Modelagem Avançada 1 - Portas e Caixilhos


Criação de portas com a ferramenta Doors.
Criação de caixilhos com a ferramenta Windows.
Modelagem dos caixilhos da sala de estar, da sala de TV e do escritório: Utilizando o modificador Sweep.



Modelagem dos Objetos de Interior


Referências visuais.
Modelagem de uma mesa.
Modelagem de uma cadeira: Assento da cadeira.
Modelagem de uma poltrona e de um sofá: Modificações e transformações.



Recursos Adicionais de Modelagem


Objeto AEC Extended Wall.
Criação de terrenos com o composto Terrain.
Criação de telhas com o modificador Wave.
Criação de relevos com o modificador Displace.



Ajustes Iniciais para Renderização


Configurações iniciais da caixa Render Setup.
Unidades.
Precisão e comando Desfazer.
Ajuste de cores com o Gamma Correction.


Criando e Aplicando Materiais

Criando materiais básicos: Pintura das paredes; Forro; Asfalto; Aço inox; Pintura metálica das portas e caixilhos; Água de piscina; Grama; Deck da piscina; Concreto; Borda da piscina; Pedra canjiquinha; Piso da piscina; Pastilhas escuras da piscina; Pastilhas claras da piscina; Vidro; Telhas.
Aplicação de materiais por canais e Material IDs: Aplicando materiais em faces selecionadas; Separação das faces do objeto por Material ID - Módulos dos caixilhos, Calçada e arruamento, Piso interno e escada da piscina, Entorno da piscina, Telhado; Canais e materials ID dos objetos paramétricos


Iluminação


Conceitos de iluminação.
Iluminação natural para cenas externas.
Iluminação natural para cenas internas.
Iluminação artificial com luzes fotométricas: Utilizando arquivos .ies para luzes fotométricas.



Parâmetros de Renderização

rincípios de renderização.
Otimização de renders para teste.
Renders de alta qualidade com Print Size Wizard.
Criação de nuvens procedurais.
Utilizando imagens de fundo (Background).
Caustics.
Grama com o filtro Hair and Fur.


Pós-Produção


Editando a imagem renderizada.
Ajustando a imagem.
Tornando o modelo mais humanizado e realístico: Saturação e iluminação; Sombras e áreas iluminadas; Variações da imagem.
Considerações sobre a edição da imagem.




Conceitos Básicos de 3DS Max


O 3DS Max: Aplicações do 3DS Max; Termos comuns do 3DS Max.
Interface.
Criação de linhas 2D: Splines - Line, Rectangle, Circle, Ellipse, Arc, Donut, NGon, Star, Text, Helix; Splines estendidas - WRectangle, Channel, Angle, Tee, Wide Flange; Splines editáveis - Criando uma spline editável, Rollout Selection.
Criação de objetos 3D básicos: Primitivos padrão (standard primitives) - Box, Cone, Sphere, Cylinder, Tube, Torus, Pyramid, Plane; Primitivos estendidos (extended primitives) - ChamferBox, ChamferCyl, L-Ext, C-Ext.
Selecionando e manipulando objetos: Métodos de seleção; Transformadores e gizmos - Select and Move e o seu gizmo, Select and Rotate e seu gizmo, Select and Scale e seu gizmo, Transform Type-In; Clonagem de objetos - Técnicas de clonagem.
Modificadores: O painel Modify; Modificador Extrude.
Os subobjetos: Manipulando subobjetos.



Preparação das Bases para a Modelagem

Analisando o projeto e o arquivo .dwg: Compatibilidade das unidades de medida do desenho; Adicionando layers a serem trabalhadas - Sobrescrevendo informações com polylines.
Importando elementos do AutoCAD para o 3DS Max.


Modelagem Básica 2 - Área Externa


Modelagem da área externa: Área do gramado; Inserindo o caminho de blocos pavimentados; Estacionamento.
Modelagem da área da piscina: Caixa da piscina; Escada interna e piso da piscina; Deck; Muretas da piscina; Jardins da piscina; Borda da piscina; Escada.
Modelagem do muro externo.


Modelagem Avançada 2 - Objetos Complementares


Arruamento e calçada.
Portões.
Água da piscina.
Guarda-corpo.
Árvores.



Inserção de Objetos

Transferindo as informações de um arquivo para outro.

Fotorrealismo


A busca por representações realísticas.
Fase de renderização.
Programas abordados: Aspectos básicos dos programas.
Mental Ray.


Conhecendo os Materiais


Materiais do Mental Ray.
Mental Ray Arch & Design: Parâmetros principais do material Arch & Design - Grupo Diffuse, Grupo Reflection, Grupo Refraction, Grupo Translucency; Modelos do Arch & Design - Grupo Appearance & Attributes, Grupo Finishes, Grupo Transparent Materials, Grupo Metals.
Mental Ray Autodesk Materials: Autodesk Materials e suas aplicações.
Materiais padrão do 3ds Max.


Mapeamento dos Materiais


Introdução ao mapeamento de materiais.
Aplicando o modificador UVW Map.
Modificando posicionamento e rotação do UWV Map.


Câmeras


Representação de uma cena através de uma câmera: Posicionando as câmeras no modelo da residência.
Camera Correction.



Animação

Criando animações de passeio: Configurando o tempo de animação; Walkthrough Assistant - Renderizando uma animação.
Panoramas
Certificação de Formação
Certificado de curso livre, disponível online ou Presencial, no próprio site ou Centro de formacao mediante a aprovação do aluno no curso.
Os comentários apresentados correspondem à transcrição de excertos de alguns dos questionários de avaliação preenchidos pelos formandos que concluiram o curso na ShanyCursos.
Aulas totalmente práticas, onde cada conceito, após uma breve explanação teórica, é executado e configurado, através de exemplos dirigidos e exercícios práticos, otimizando e reforçando o aprendizado.